top of page

Santos Campeão dos Campeões Mundiais

E não é um campeão dos campeões qualquer, uma simples alcunha dada pela imprensa, e sim, um campeão dos campeões mundiais chancelado pela UEFA e Conmebol!!!

A competição foi criada no fim de 1967 a partir da ideia de reunir os clubes que haviam se consagrado campeões mundiais interclubes até então: Real Madrid (campeão 1960) Peñarol do Uruguai (campeão 1961 e 1966), Santos (campeão 1962 e 1963), Inter de Milão (1964 e 1965) e Racing Club (campeão 1967).


A Recopa foi dividida em duas fases, sulamericana (vencida pelo Santos) e europeia. O Real Madrid desistiu da disputa logo depois de confirmar sua participação.


A decisão do Mundial

O Peixe faturou o título depois de bater a Internazionale em Milão, por 1 a 0 com gol de Toninho Guerreiro! O segundo jogo... bem, ele não aconteceu, e por desistência do time de Milão!

Sendo assim, o Santos se sagrou campeão!!



E um dos idealizadores, fundadores e um dos membros mais ativos da ASSOPHIS, o pesquisador e colecionador Marcelo Lúcio Fernandes esteve no palco dessa grande decisão e contou com detalhes sobre a épica conquista do Santos e trouxe novos materiais, clique no botão abaixo para ver:

Há quase uma década, a ASSOPHIS luta pela valorização dessa conquista pouco conhecida pela sua torcida. Obtivemos alguns sucessos, já que desde 2014, o título passou a ser contado de maneira mais abrangente em livros.

Comments


bottom of page