top of page

Anderlecht (Bel) 0 x 6 Santos FC - Golaço do Pelé



Golaço de Pelé contra o então campeão belga, o Anderlecht de Paul Van Himst, um sonoro 6 a 0!


Para quem assistiu o novo filme do Pelé na Netflix e é um fã de jogos antigos, notou a presença de um gol inédito do Rei entre outros trechos raros. O gênio Coutinho toca para Pelé e passa, o Rei da um corte no defensor belga com a esquerda e finaliza chutando com a direita! E que camisa linda dessa excursão de 1960!


Prontamente, Marcelo Lúcio Fernandes da ASSOPHIS, autor do livro: Santos FC, O Maior Espetáculo da Terra, identificou a data e o jogo; 28/05/1960 contra o então campeão belga, o Anderlecht do maior jogador da história do futebol belga, Paul Van Himst, o Pelé deles! Um sonoro 6 a 0 em Bruxelas com dois de Pelé, três de Coutinho e um do ponta Tite.



Magia Negra?

Primeiro o Santos jogou contra a Seleção da Polônia, depois o TSV München, que seria campeão alemão 65/66, e convidou o Santos para comemorar seu centenário para depois enfrentar o time belga. Após essa goleada, o jornalista Marcel De Leener, do Les Sports procuro explicar tamanha superioridade do futebol santista.

"Só mesmo a magia negra poderia explicar a goleada de 6 a 0 sobre o respeitável Anderlecht da Bélgica. O santistas são mestres do futebol mundial e nenhum jogador europeu, seja de qual país for, possui habilidade suficiente para se contrapor a um jogo que é elevado à arte! "

E no jogo seguinte, 10 a 1 contra o Royal Beerschot também belga! Todas presentes nessa edição (inclusive o golaço do REI), e com a providencial ajuda do Marcelo Lúcio Fernandes, o maior colecionador de acervo internacional do Santos (o homem viaja há mais de 20 anos pelo mundo colhendo isso) um "pouco" mais!

Comentários


bottom of page