top of page

Internacional (ITA) 1 x 4 Santos - Santos Campeão do Torneio Itália

Nesta mesma data, mas em 1961... ao bater a Internazionale de Milão por 4 a 1 (sim, oito anos antes da Recopa Mundial), o Santos conquistava o Torneio Itália.

Para fazer a final o Santos venceu a Juventus por 2 a 0 e a Roma por 5 a 0.


Além de Peixe, Juventus-ITA, Roma-ITA, Internazionale-ITA, o Napoli-ITA, o River Plate-ARG, o Racing-FRA e o Spartak-RUS também participaram da competição.

Vencedor do seu grupo, o Santos se classificou para decidir o título com a Internazionale, no sábado, em Milão. No dia do confronto, o jornal A Tribuna de Santos anunciou que em “Milão não se fala de outra coisa senão na partida de hoje à noite”.


San Siro, chamado de “O estádio dos 100 mil”, recebeu 110 mil pessoas para ver a partida.


Terceira colocada no campeonato italiano, a Inter tinha bons valores, como o goleiro Da Pozzo, Guarneri, Bicicli, o sueco Lindskog e o atacante espanhol Suarez, que viera do Barcelona com a fama de ser o melhor do mundo depois de Pelé.


Em jogos decisivos Lula não costumava fazer muitas substituições. Nesse jogo, escalou o time com Laércio, Mauro e Décio Brito; Getúlio, Dalmo e Lima; Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Só faria uma alteração, e ela viria em um momento crucial da partida.


Com um de seus chutes fortes, em uma cobrança de falta, Pepe fez 1 a 0 aos sete minutos, fazendo a bola entrar rente ao chão, próxima da trave esquerda da Inter.


O time italiano empatou aos 25 minutos, com Bolchi.


Então, sem esperar o fim do primeiro tempo, Lula resolveu colocar Zito no lugar de Mengálvio aos 34 minutos. Um minuto depois, Pelé driblou Guarneri e chutou da entrada da área. Da Pozzo rebateu e Coutinho entrou para desempatar.


Na segunda etapa, Pepe acertou outra bomba, em nova cobrança de falta, para fazer 3 a 1 aos 17 minutos.


A essa altura, a Inter partiu para o ataque e a defesa brasileira se portou muito bem, com determinação e coragem. Aos 43 minutos, após tabelar com Dorval, Pelé marcou o quarto gol santista, com aplausos até mesmo dos torcedores adversários.


A vitória de 4 a 1 deu ao Santos o troféu do Torneio Centenário da Unificação da Itália.



Comments


bottom of page