top of page

Santos 5x1 Botafogo (SP) - Nasce a carretilha no futebol

Atualizado: 25 de jun. de 2023




No dia 9 de março de 1968, o Santos FC apresenta o drible da carretilha para o futebol mundial.


Na série lances que serão eternamente lembrados e imitados, temos a magnifica carretilha de Kaneco em Carlucci que na sequência resultou em uma assistência para Toninho Guerreiro marcar um gol de letra!


O lance aconteceu em um Santos 5 x 1 Botafogo de Ribeirão Preto na Vila Belmiro em 09/03/68, com gols de Toninho (3) Pelé e Negreiros.

Lance que só poderia ter nascido na manjedoura do futebol arte, o templo sagrado!



Sobre o criador


Kaneco jogou apenas 19 partidas no Santos marcando um gol, mas gravou seu nome na história do futebol ao criar o lance que de início foi batizado pela imprensa como “lençol psicodélico". Kaneco faleceu aos 70 anos, no dia 18/04/2017.

 

Ficha técnica do jogo


Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos.

Público: 5.227 pagantes

Renda: NCr$ 17.044,00.

Árbitro: José Astolphi

Gols: Negreiros aos 2min e Toninho aos 16min do primeiro tempo; Toninho aos 5min e aos 20min, Pelé aos 15min e Marcio aos 27min do segundo tempo.

SANTOS: Cláudio; Carlos Alberto, Ramos Delgado, Joel Camargo e Rildo; Lima (Mengálvio) e Negreiros; Kaneko, Toninho (Douglas), Pelé e Edu. Técnico: Antoninho

BOTAFOGO: Dirceu; Zé Carlos, Mendes, Roberto e Carlucci (Canhoteiro); Roberto Pinto (Luis Américo) e Marcio; Jairzinho, Paulo Leão, Sicupira e Toto. Técnico: Floreal Garro

Comments


bottom of page